top of page

Ashes Of Love

  • Foto do escritor: Lúcia Rocha
    Lúcia Rocha
  • 14 de dez. de 2020
  • 9 min de leitura

Atualizado: 10 de mar. de 2021

Dorama Chinês legendado - idioma original mandarim


Dang Lun e Yang Zi

A série fala de seis reinos, porém a história vai contar sobre quatro desses seis reinos: Reino Celestial, Reino Demoníaco, Reino Humano e Reino da Floral. O dorama fala de proteção maternal, mas também de ausência.

Com o nascimento de Jin Mi. Zifen para proteger a filha, prevendo que dez mil depois, ela passaria por uma provação de amor, Zifen, obriga a Grande Fada, a dar o “Elixir Yun”, imaginando que desse jeito estaria protegendo-a do infortúnio.

Anos depois Jin Mi conhece Xufeng, Deus do Fogo, quando ele cai no Reino Floral e ela o salva imaginando se tratar de um corvo. Desfeito o mal entendido ele a leva para conhecer o Reino Celestial, onde ela conhece Runyu, o Deus da Noite, e o chama carinhosamente de Fada Peixe.

No aniversário da Imperatriz, a identidade de Jin Mi é revelada despertando o ódio da Imperatriz por Jin Mi.

O Imortal da Água, Luolin, descobre que Ji Mi, é sua filha e, não do Imperador. Runyu espreitava, e entende que sendo Jin Mi, filha de Luolin, seria então, a noiva prometida.

Esclarecido o engano o Imperador decide lhe dar a imortalidade promovendo-a Deusa Imortal do Reino Floral, mas a Imperatriz, diz que ela precisa passar por provações no Reino Humano para merecer tal título.

No dia que Jin Mi deve pular no disco de cauda e efeito, para sua provação no Reino Humano, Xufeng descobre que sua mãe pretende matá-la com a "Espada Apaga Espírito". Xufeng pula na roda do destino, para protegê-la das armações de sua mãe.

No Reino Humano, Jin Mi se apaixona por Xufeng; provocando uma rachadura no “Elixir Yun” despertando o amor em seu coração.

A morte de ambos no Reino Humano foi surreal. Naquela época, quando o rei morria todos que estavam diretamente ligados a ele, deveriam ingerir veneno, morrer e permanecer dentro do mausoléu; trágico! Mas desta vez os papeis de inverteram, foi rei que decidiu fazer uso do veneno para morrer com sua esposa feia, foi tão emocionante que chorei mesmo não querendo.

De volta ao Reino Celestial, eles vivenciam o amor pela primeira vez.

Suihe tomando a forma de Xufeng mata o Imortal da Água e a Imortal do Vento, na tentativa de incriminá-lo para que Jin Mi desista do seu amor.

Runyu não era uma pessoa ruim, ele havia sofrido muito na infância por ser um dragão. Sua mãe queria a qualquer custo que ele fosse uma carpa para protegê-lo da Imperatriz, que matou toda sua família sem piedade. Para isso ela arrancava seus os chifres de dragão e suas escamas; todos os dias, ele sangrava e sem suas escamas sentia muito frio escondido sozinho naquela gruta escura e fria. Por muito tempo Runyu suportou a dor de ver seu corpo dilacerado pela própria mãe, que acreditava estar protegendo-o. Essas marcas o seguiram por toda vida. Quando conheceu Jin Mi, acreditou que podia finalmente esquecer as noites frias de solidão e ser feliz; mas não imaginou que tivesse que disputá-la com seu irmão.

Depois da morte de seu pai e sua tia, Jin Mi, fica desolada e confusa; e, aceita casar-se com Runyu. Não podemos tomar decisões que envolvam a vida de outras pessoas quando estamos fragilizados. E foi aí que Runyu, que já não era tão doce, aproveitou-se da situação.

No dia de seu casamento Runyu tramou para destronar o Imperador. Xufeng cai na armadilha, e o Imperador morre, depois de ver Jin Mi, apunhalar Xufeng com o punhal de gelo bem na sua essência de fogo. Mas o improvável acontece quando Jin Mi vê Xufeng cair morto, ela cai ao seu lado e expulsa de seu corpo o “Elixir Yun”. fazendo seu coração explodir de amor por entender que matou a única pessoa de fato amava; enquanto em seus pensamentos vagueiam pelas lembras das flores de fênix.


"As flores de fênix florescem duas vezes; uma trazendo sorte e a outra levando a sorte; as pessoas vão se separar, assim como as flores brotam morrem e caem sem exceção".


Vendo o filho cair morto o Imperador transforma-se em dragão e morre para salvar o espírito primordial do filho, com a ajuda de Suihe, que o esconde no Reino Demoníaco.

Por seis meses, Jin Mi fica inconsciente. Ao despertar, vai ao rio Wamgchuan, no Reino Demoníaco; encontra o barqueiro, que diz:


“Ele era um nobre imortal que superou os seis reinos, ele está além do mundo etéreo, o espírito dele não descansa aqui”.

Desolada algum dias depois Jin Mi surpreende Runyu dizendo que Xufeng foi salvo pelo imperador e que descansa em algum lugar. Decidida a salvá-lo, procura o casamenteiro e pede sua ajuda. O casamenteiro diz que somente a “Luz de Xuanqiong” poderá salvar Xufeng. Porém, somente o irmão do Imperador, o Imortal Lianchao a possui; e que ele se isolou na montanha da serpente, um lugar que até mesmo os imortais evitavam, pois uma vez lá seus poderes enfraquecem.

Na casa de Lianchao, Jin Mi descobre que assim como ela, ele também sofreu por amor uma vida inteira, que é daltônico, nunca pode mostrar a sua amada as cores do seu amor. Lianchao aceita dar a "Luz Xuanqiong" se ela lhe der as cores que vê. Sendo a futura Imortal das Flores, como poderia ficar sem ver as cores?Mas o a mor tem lá sua próprias regras, e a partir daquele momento Jin Mi fica daltônica; passa a ver o mundo em preto e branco.

De volta ao Reino Celestial, Jin Mi procura o Lorde Supremo Lao para fazer o “Elixir Dourado Jiuzhuan” para salvar a vida de seu amado. No Reino Demoníaco, transfere o elixir para Xufeng, que renasce rasgando o céu no renascimento da fênix.

Passado alguns dias Xufeng volta ao Reino Celestial, mas é surpreendido por Runyu, como Imperador Celestial, e é expulso depois de ouvir palavras amargas sobre seus pais; nesse momento Jin Mi se aproxima para ajudá-lo a fugir da fúria de Runyu.

De volta ao Reino Demoníaco, sentindo-se perdido em seus próprios devaneios, é informado que Runyu retirou seu título de Imortal do Fogo. Surpreendido pelo golpe, o Rei Biancheng por respeito ao grande deus da guerra, lhe pergunta se ele aceitaria ser o Lorde Demoníaco; sem pensa duas vezes ele aceita. Mas para seu tio, que sabia tudo que estava acontecendo era o golpe mais devastador dos seus sonhos para o sobrinho. Ele vai ao Reino Demoníaco em uma tentativa desesperadora de tentar impedir a cerimônia de transformação. Mas ele chega tarde de mais... aos gritos chorando pede implora, mas Xufeng aceita beber o sangue demoníaco, e diz que a partir daquele momento em diante não tem mais nenhum vinculo com o Reino Celestial, e que agora era momento do Reino Demoníaco. Abaixa-se e recebe a Adaga Demoníaca, ao levantar ergue a mão e a transformação vai acontecendo enquanto todos se abaixam em respeito ao agora Lorde Demoníaco que vai se transformando diante dos olhos de seu tio, e de todos os membros do Reino Demoníaco; vai surgido um manto preto bordado em dourado, que o envolve em força e poder. Foi tão forte e devastador a transformação de luz em escuridão, que senti meu coração acelerar descompassado em uma tentativa vã de querer gritar para ele não fazer aquilo que quase nem percebi que era apenas a cena mais impactante do drama chinês que eu estava vivenciando como se pudesse fazer algo por Xufeng.

Suihe segue com seus planos de viver ao lado de seu amor e não conta a verdade sobre “Luz de Xuanqiong”. Inconformado Yanyou, tenta confrontá-la dizendo que contará a verdade a Xufeng; enfurecida pelas ameaças ao seus planos, Suihe tenta matá-lo com o “Fogo de Vidro”; Yanyou cai ferido, mas é salvo pelo feitiço de invocação de Jin Mi. Assustada ela o leva para o Reino Floral. E, depois de conversar com Lao Hu, o sprite de cenoura; descobre que existe a “Fera Maligna” ancestral “Jiuying”, que possui as propriedades do fogo e da água, e se alguém se fere como Yanyou, a essência do seu “Chi” pode salvar. Jin Mi decide buscar, e consegue, mas quase morre pelo “fogo de Vidro” de Suihe. Que confessa ter sido ela quem matou o Imortal da Água e feriu Yanyou. Surpreendidas por Xufeng, diz que Jin Mi estava tentando matá-la. Runyu aparece e leva Jin Mi de volta ao Reino Floral.

Passado algum tempo, no Reino Demoníaco, ao perceber a presença de Jin Mi, Xufeng busca ferir seus sentimentos usando a “Pétala de Flor” que Jin Mi havia lhe dado; proporcionando a Suihe um lindo jardim com todas as flores do Reino Floral. Mas depois que Suihe se afasta ele vai até Jin Mi que tenta explicar que não sentia nada motivada pelo “Elixir Yun”, mas Xufeng não aceita suas desculpas. Frustada Jin Mi retorna ao Reino Celestial e aceita remarcar a data do casamento com Runyu. Mas o destino sempre tem seus próprio meios de fazer o impossível virar realidade, e as datas dos casamentos de Jin Mi e Runyu, e, Xufeng com Suihe, vão acontecer no mesmo dia.

Yanyou e o casamenteiro sequestram Jin Mi e a levam para o Reino Demoníaco com o objetivo de casá-la com Xufeng sem que ele saiba.

No Reino Demoníaco, o casamenteiro se diz arrependido, e que aceita realizar a cerimônia de casamento do sobrinho. Sem saber que existe a pedra de confirmação do amor, para confirma o sentimento de ambos para que o casamento seja aceito. Mesmo assim ele segue em frente e o amor é confirmado para surpresa até mesmo de Xufeng, que até então imagina ser Liuying, para desmascarar Suihe.

Suihe havia forjado a pedra para que conseguisse casar com Xufeng. Ela só não contava com a astucia do casamenteiro de sequestrar o verdadeiro amor de Xufeng e realizar o verdadeiro casamento.

A cerimonia acontece como previsto, e o amor é confirmado para surpresa de Xufeng, que acreditava livrar-se de Suihe. Mas para sua surpresa Suihe entra tentando impedir o casamento que já havia sido confirmado e logo atrás entra Liuying; Xufeng olha para a noiva que tem o rosto coberto pelo véu negro, e o retira, para surpresa de todos e dele surge diante de seus olhos Jin Mi com o vestido negro do Reino Demoníaco, e ele entende que o amor é verdadeiro por isso a pedra confirmou.

Seu tio lhe conta tudo que Jin Mi fez para traze-lo de volta a vida e que agora vê tudo em preto e branco, por amor a ele. Suihe é desmascarada ao tentar matar Jin Mi com o "Fogo de Vidro", Xufeng retira seu poder e metade do seu, e a condenada a viver na Floresta do Reino Demoníaco.

Furioso Runyu descobre que Jin Mi passou a noite com Xufeng no Reino Demoníaco e tenta forçá-la a voltar com ele ao Reino Celestial, mas ela se recusa, e começa a guerra no rio Wangchuam.

No auge da guerra, Runyu e Xufeng, matariam um ao outro, mas Jin Mi entra no meio do fogo cruzado mais poderoso de ambos e morre nos barcos de Xufeng.

O tempo passa e Xufeng, faz de Liuying a Lorde do Reino Demoníaco, enquanto ele passa os dias, bêbado e sem rumo. Liuying decide procurar a Grande Fada para ajudá-la com Xufeng. Ela lhe conta tudo sobre o “Elixir Yun”, e Xufeng se lembra do dia em que Jin Mi tentou lhe explicar. Aconselhado pela Grande Fada, ele vai ao templo de Lady Doumu.

No templo de Lady Doumu, descobre que o destino de ambos se encontram e se separam, começa e termina, que sentem falta do outro, se vêem, se amam, mas que não podem ficar juntos. E, Sem o esclarecimento a porta da sabedoria não se abrirá.

Xufeng continua buscando pelo espírito primordial de Jin Mi e vai ao rio Wangchuan, onde encontra o barqueiro que diz:


“não adianta procurar pelo espírito primordial dela aqui, ela encontrou a paz e isso é ótimo. Ela foi capaz de parar a guerra entre os Reinos, não acha que é muita sabedoria e muita paz? O jogo virou, ela procurou você por muito tempo, agora você a procura, porque sempre deixam seus arrependimentos eternos no rio Wangchuan, com tanta tristeza e sofrimento?”

Na casa onde viveu o amor Xufeng acredita que Jin Mi vai encontrá-lo. Mas Runyu enlouqueceu com a morte de Jin Mi, então alguns Anciões do Reino Celestial, vão ao seu encontro pedindo que ele vá ver Runyu que está louco. Ao encontrar Runyu lhe diz:

“Nosso pai me deu essa espada Empírea para matar Qiongqi, não para matar meu irmão. Xufeng retirar Qiongqi do corpo de Runyu selando com seu fogo de vidro. Então diz: você ainda pensa que todos são peões, controlados e manipulados? O que você pensa que é o trono? Não pode usurpar e abandonar quando quiser!”


O tempo passa, Jin Mi reencarna no Reino Humano, juntos casam-se e formam uma família. Runyu, em uma de suas idas ao Reino Humano vê o sobrinho, e, encontra Jin Mi, então arrisca: “Você é feliz?”... Jin Mi olha para o filho. Não há responta que possa substituir aquele olhar.

“Na vida todos encontram duas pessoas, no final, uma ficará no coração e a outra distante”.


É um grande ensinamento compreender que na vida não podemos ter tudo que desejamos. Runyu, se vigou, escolheu seu destino, talvez tenha pego um atalho, se tornou o Imperador Celestial, tem tudo que quer, mas ainda assim não tem nada; ele poderia ter tido tudo como Imperador, mesmo assim, não conseguiu!”


Temos a excelente atuação de:


Dang Lun, Luo Yuxi, e Yang Zi


Recomendo disponível

e




Comentarios


Deixe-me saber o que está em sua mente

Obrigada por enviar!

bottom of page